Margarete Coelho participa de solenidade de aniversário no TCE

12 personalidades foram agraciadas com a Medalha Colar do Mérito


Image title

A vice-governadora Margarete Coelho participou nesta sexta feira (28) da solenidade comemorativa aos 116 anos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da entrega de Outorga da Medalha Colar do Mérito. O evento agraciou 12 personalidades representando os mais diversos setores da sociedade.

A medalha é entregue às personalidades que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados ao TCE e à causa do controle externo da administração pública.

Margarete Coelho destacou a relevância da solenidade e explicou que o órgão tem o papel de fiscalizar e orientar os gestores na administração pública do patrimônio. “É uma data importante por se comemorar os 116 anos do Tribunal de Contas do Piauí. Um órgão que tem prestado serviços relevantes ao nosso estado, no sentido da preservação do patrimônio público. Mais que fazer o controle externo das prestações de conta, acima de tudo, tem a ação pedagógica do Tribunal, orientando os gestores em como gastar bem e melhor. Isso é uma forma de preservar o patrimônio público e o TCE tem dado mostras de sua competência, de seu compromisso com o nosso estado”.

O presidente do TCE, Luciano Nunes, esclareceu que o tribunal tem trabalhado em fiscalizar desvios do dinheiro público e também na modernização do sistema. “Vivemos um momento delicado, mas posso afirmar que os Tribunais de Conta do Brasil nunca assumiram um protagonismo tão forte quanto agora. Temos a integração e colaboração dos órgãos de controle para dar ao país a cultura da transparência e do zelo pela coisa pública. E como parte das comemorações, anunciamos que a partir de agora, poderá ser visualizado pela internet, todas as peças dos processos de fiscalização. Isso representa comodidade e modernização do órgão dando agilidade aos interessados”, pontuou.

Os homenageados com o colar e o diploma foram os conselheiros Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco e Antônio de Barros Araújo (in memorian); Antônio de Moura Borges, Fábio Xavier, Joaquim Barbosa de Almeida Neto, Leida Diniz, Raimundo Álvares da Rocha, o maestro Aurélio Melo, Ubiraci Rocha, Valdira Soares e Washington Bonfim.

Fonte: Ascom