MEC reavaliará abertura de curso de Medicina em Picos

MEC reavaliará abertura de curso de Medicina em Picos

O Ministério autorizou a ampliação do número de vagas em Teresina e implantação do curso em Parnaíba

O governador Wilson Martins reuniu-se na noite dessa terça-feira (12), com o secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, para discutir a possibilidade de o MEC reavaliar a abertura de vagas para Medicina no campus da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba, dentro do programa de expansão de vagas de Medicina das universidades federais. Na última semana, o MEC autorizou a ampliação do número de vagas em Teresina e implantação do curso em Parnaíba. Nova documentação será encaminhada ao MEC para comprovar a adequação de Picos aos critérios estabelecidos pelo Ministério para a abertura de vagas.

Dentre esses critérios está a existência de uma rede hospitalar que possa dar suporte à formação dos novos profissionais; cinco leitos de atendimento via Sistema Único de Saúde para cada vaga; e projetos para a realização de ao menos cinco residências médicas.

?Entregamos um ambulatório moderno, com 140 leitos, recentemente e vamos entregar uma policlínica totalmente equipada, com mais 300 leitos. Vamos fazer um esforço entre os técnicos da Secretaria Estadual da Saúde e da UFPI para elaborarmos os projetos dessas residências?, disse o governador Wilson Martins, acrescentando que atualmente a macrorregião de Picos conta com cerca de um milhão de pessoas, além de ser referência para municípios do Ceará e Pernambuco que se localizam na região da Serra do Araripe.

Segundo Henrique Paim, o MEC não possui um limite de novas vagas por estado. Portanto, a abertura de vagas em Picos não prejudicaria a autorização de 40 novas vagas para o curso de Medicina de Teresina e 80 para Parnaíba (ainda sem previsão de implantação). ?O MEC não tem dificuldades em relação a número de vagas. O que precisamos é de adequação dos municípios pleiteantes aos critérios estabelecidos?, disse o secretário executivo.

Segundo o MEC, o atual programa de expansão de oferta de vagas dos cursos de Medicina se inicia já no segundo semestre deste ano e deve ser concluído até o fim de 2013.

Fonte: CCOM