Meio Norte realiza debate entre candidatos a prefeito de Parnaíba

Primeiro candidato a perguntar foi Florentino Neto

A Rede Meio Norte realiza, nesta quarta-feira (25), um debate entre os candidatos a prefeito da cidade de Parnaíba, segundo maior colégio eleitoral do Piauí, atrás apenas da capital, Teresina, com quase 100 mil eleitores. 

Participam do debate os quatro candidatos que concorrem ao cargo: Deusimar Tererê (PSDB), Gerivaldo Benício (PDT), Florentino Neto, atual prefeito, (PT) e Mão Santa (SD). 

O debate é mediado pela jornalista Maia Veloso e dividido em dois blocos, com os candidatos fazendo perguntas entre si. A ordem das perguntas e respostas foram definidas por sorteio. 

Primeiro bloco

O primeiro candidato a fazer a pergunta foi Florentino Neto, que dirigiu a pergunta ao ex-governador Mao Santa. O atual prefeito perguntou ao ex-governador Mão Santa sobre os seus planos para o reordenamento urbano de Parnaíba. 

Na resposta, Mão Santa afirmou que pretende "reconstruir a cidade de Parnaíba" e fez uma critica ao atual prefeito que, segundo ele, só realizou obras estruturantes no centro da cidade. "Vossa excelencia tem tido cuidado com o Centro, mas, o resto da cidade está degradada", disse Mão Santa. 

Na réplica, Florentino Neto destacou que tem obras realizadas na cidade, dentro de uma política de reorganização. E citou obras que o ex-senador não havia concluido quando foi prefeito de Parnaíba, informação negada por Mão Santa na tréplica, em que disse ter sido um dos prefeitos mais bem avaliados do Piauí. 

Em seguida, foi a vez de Mão Santa perguntar ao candidato Tererê, que destacou em sua fala que chegou a hora de a população ter uma maior atenção ao que está acontecendo na cidade e fiscalizar mais os governantes. "É hora que a população punir os governantes que não geriram a cidade da melhor maneira", disse Tererê, em tom de critica aos candidatos que já foram prefeitos de Parnaíba.  

Durante a fala de Tererê, o atual prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, sentiu-se ofendido e pediu um direito de resposta, que foi negado pela equipe jurídica que acompanha o debata. 

Na sequência, Tererê perguntou ao candidato Gerivaldo Benício sobre os planos do candidato para resolver os problemas estruturantes da cidade. Gerivaldo respondeu afirmando que a cidade de Parnaíba cresceu de forma desordenada e que, por isso, falta estrutura ao bairro mais distantes do centro e destacou que apenas 20% das ruas da cidade são asfaltadas. 

Na réplica, Tererê criticou a resposta do oponente afirmando que esperava que o mesmo falasse sobre seus planos de recuperação dos lagos e rios que cruzam a cidade, além do problema causado pelo lixão da cidade. Gerivaldo rebateu afirmando que a pergunta que Tererê havia feito foi sobre infraestrutura e não sobre meio ambiente. 

Fonte: Portal Meio Norte