Mentor político de Dilma, Lula vai opinar sobre troca de ministros

Presidente, que deve se encontrar hoje com seu mentor político em SP, busca nomes para reforma ministerial

A presidente Dilma Rousseff ouvirá a opinião do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de definir quais mudanças fará no primeiro escalão do governo. Ela viaja hoje para São Paulo e, segundo integrantes de sua equipe, é possível que encontre o antecessor. Dilma tem feito mistério sobre as trocas, mas já faz algumas sondagens.



Ela iniciou buscas, por exemplo, para a sucessão na Cultura. A atual titular, Ana de Hollanda, esteve ontem com Lula em São Paulo. Criticada por setores do PT, ela busca apoio para não perder o cargo na reforma.

O ex-presidente foi decisivo na condução de Aloizio Mercadante ao Ministério da Educação. Não por acaso, ele tem sofrido assédio de petistas interessados em emplacar nomes no Executivo.

Um dos principais lobbies em seu partido é pela senadora Marta Suplicy (PT-SP), cotada para assumir uma vaga na Esplanada.

Interlocutores do Planalto enxergam no perfil de Marta afinidades com a Cultura, mas a petista já teria manifestado o desejo de herdar o Ministério da Ciência e Tecnologia, área com maior poder político e orçamentário.

A escolha da senadora é tida como vantajosa para Fernando Haddad na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Por esse raciocínio, a nomeação de Marta garantiria o engajamento dela na campanha de Haddad e abriria espaço para que o PR, partido de seu suplente no Senado, ganhe uma vaga no Congresso. O apoio do PR é cortejado pelo PT paulista.

Fonte: Folha.com