Michel Temer participará de Fórum de Líderes na Espanha

A conferência, que será realizada na sede da Agência EFE em Madri, terá como público personalidades do empresariado e da política espanholas.

O vice-presidente Michel Temer protagonizará amanhã, quinta-feira, o Fórum de Líderes organizado pela Agência EFE com a KPMG e dividirá a tribuna com o ministro de Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo.

A conferência, que será realizada na sede da Agência EFE em Madri, terá como público personalidades do empresariado e da política espanholas.

No ato, que será aberto à imprensa, Temer exporá a situação do Brasil e as perspectivas de futuro.

Temer participou hoje junto com o ministro de Economia da Espanha, Luis de Guindos, de um seminário organizado pelo ICEX (Instituto de Comércio Exterior).

Ao final, ambos fizeram uma declaração conjunta em que afirmaram que o Brasil e a Espanha pretendem dobrar em dez anos o volume de intercâmbios comerciais e os investimentos bilaterais.

O vice-presidente definiu esse objetivo como "um desafio", e afirmou que "a Espanha pode contar com o apoio dos brasileiros para levar as relações entre os dois países a um novo patamar".

Temer ressaltou os avanços sociais conseguidos no Brasil nos últimos 12 anos que ampliaram a classe média, melhoraram a educação e estimularam a criação de postos de trabalho, e mencionou as dificuldades conjunturais que o país atravessa atualmente.

Por todas estas razões, Temer disse que o Brasil apresenta "grandes oportunidades de negócio para a Espanha" e ressaltou que é um país "com instituições sólidas, regras estáveis dentro de uma sociedade livre e democrática".

Entre os desafios pendentes, citou diversificar e potencializar mercados como o de energias renováveis, químico e aeronáutico, além do aumento do volume de investimentos brasileiros na Espanha.

Por sua vez, o ministro da Economia espanhol destacou que Espanha e Brasil ainda têm um longo caminho "a percorrer juntos" e que os dois países podem "fortalecer e impulsionar a troca bilateral para torná-la mais profunda, diversificada e sólida".

Temer foi recebido hoje pelo rei Felipe VI, com quem analisou as perspectivas de cooperação econômica e questões da atualidade ibero-americana.

O Fórum Líderes nasceu em março de 2014, criado pela Agência EFE, primeira agência de notícias em espanhol e quarta do mundo, e pela KPMG, empresa global líder em serviços profissionais.

Um ano depois de sua criação, este ciclo de encontros mantém sua vocação de se transformar em tribuna aberta a líderes de todos os âmbitos do país e em referência para o mundo empresarial e institucional. 

Fonte: Exame