Ministério do Desenvolvimento recebe dados do PI até dia 30

/O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) espera até o dia 30 de novembro o en- vio, pelos gestores municipais, dos formulários

Com o objetivo de formar uma base de dados os gestores de assistência social dos municípios devem estar atentos para enviar informações ao ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Termina dia 30 de novembro os prazos e os formulários serão preenchidos na internet.

Os dados servirão para o desenvolvimento do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (Cneas), com a intenção de tornar a gestão dos conselhos mais dinâmica. Segundo o Presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Francisco Macêdo, é importante todos os municípios enviem informações de projetos e afins, sob pena dos mesmos não receberem recursos nas áreas referidas.

As informações que o MDS precisa são sobre inscrições de entidades ou serviços, programas, projetos e benefícios socioassistênciais nos Conselhos de Assistência Social. Com isso, o objetivo é que o Cneas consolide informações que caracterizam as organizações e as credenciam para o Sistema Único de Assistência Social (Suas) ou ingressarem no campo da assistência social em diferentes estágios.

O presidente da APPM lembra que os gestores podem procurar a entidade para receber mais informações e orientações, caso tenham dificuldades, com a intenção de fazer com que nenhum município perca os prazos. Macêdo também lembra da importância que cumpre os conselhos nos municípios e que os mesmos devem ser renováveis.

Fonte: Ananias Ribeiro e Sarah Fontenele