Ministério Público do PI definiu lista sêxtupla para Tribunal de Justiça

Rosimar Leite atingiu a aposentadoria compulsória ao completar 70 anos e foi afastada.

Os seis promotores de Justiça que disputam a vaga de desembargador deixada pela desembargadora Rosimar Leite no Tribunal de Justiça do Piauí foram definidos ontem pelo Conselho Superior do Ministério Público do Piauí.

Rosimar Leite atingiu a aposentadoria compulsória ao completar 70 anos e foi afastada do cargo em novembro, em portaria assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Edvaldo Moura. A votação ocorreu durante a manhã, na sede da Procuradoria Geral de Justiça.

Os quatro membros do Conselho Superior do MP-PI, a procuradora- geral Zélia Saraiva Lima, subprocurador Alípio Santana Ribeiro, a corregedora Rosângela de Fátima Loureiro Mendes e Ivaneide Assunção Tavares Rodrigues, escolheram a lista sêxtupla dos onze nomes inscritos.

A lista sêxtupla foi remetida ainda ontem para o Tribunal de Justiça, que escolherá três nomes. A lista tríplice é encaminhada então para o governador Wilson Martins, que escolherá o novo desembargador do TJ-PI em até 20 dias.

Segundo Zélia Saraiva, o TJPI só deve definir sua lista após o fim do recesso judiciário, no dia 06 de janeiro. O Conselho indeferiu o pedido do promotor Régis de Moraes Marinho, que solicitou a suspensão da reunião que definiria a lista sêxtupla, alegando que os prazos regimentais não foram respeitados.

De acordo com ele, o Diário da Justiça com os nomes dos candidatos foi publicado no dia 15 de dezembro, enquanto o Regimento determinava que o prazo de recursos seria de cinco dias. O recesso administrativo no Ministério Público começou dia 20, impedindo assim a reunião do Conselho.

Os inscritos foram Antônio de Pádua Ferreira Linhares, Teresinha de Jesus Marques, Martha Celina de Oliveira Nunes, Hilo de Almeida Sousa, Hosaías Matos de Oliveira, Fernando Melo Ferro Gomes, Albertino Rodrigues Ferreira, José Hamilton Bezerra Lima.

Também integram a lista Cleandro Alves de Moura, Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra e Régis de Moraes Marinho.

Já os seis escolhidos pelo Conselho são Teresinha de Jesus Marques, Martha Celina de Oliveira Nunes, Antônio de Pádua Ferreira Linhares, Hilo de Almeida Sousa, Hosaías Matos de Oliveira e Fernando Melo Ferro Gomes.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte