Ministro Cezar Peluso assume presidência do STF

Ministro Cezar Peluso assume presidência do STF

Novo presidente do Supremo substituiu o ministro Gilmar Mendes.

Em seu primeiro discurso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Cezar Peluso conclamou a magistratura brasileira a unir-se em torno ?da urgente tarefa? de repensar e reconstruir o Judiciário brasileiro. Como base dessa proposta, Peluso lembrou a importância do papel a ser desempenhado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). ?O CNJ precisa convencer a magistratura de que somos todos aliados e parceiros da urgente tarefa de repensar e reconstruir o poder Judiciário como o portador das mais sagradas funções estatais e refúgio extremo da cidadania ameaçada?, discursou Peluso.

O novo presidente do STF não escondeu a alegria de ocupar o mais alto posto do Judiciário brasileiro. ?Seria difícil traduzir em palavras a intensidade que vivo nesse instante. Foram mais de 15 mil dias desde a primeira comarca no interior de São Paulo até esta cerimônia.?

Lula e Cezar PelusoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimenta o ministro Cezar Peluso, que tomou posse nesta sexta-feira (23) com o presidente do STF (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência)

Seria difícil traduzir em palavras a intensidade que vivo nesse instante. Foram mais de 15 mil dias desde a primeira comarca no interior de São Paulo até esta cerimônia"

Cezar Peluso, novo presidente do STF

Peluso escolheu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer o primeiro agradecimento por sua chegada ao comando do STF. Ele é o primeiro ministro indicado por Lula a assumir o comando da Suprema Corte.

O novo presidente do STF também lembrou o ex-ministro Menezes Direito, falecido em setembro de 2009, vítima de câncer. ?Recordo o irmão Menezes Direito, que comigo sonhou sonhos de grandeza desta Casa.?

Sobre o ministro Gilmar Mendes, a quem sucede na presidência, Peluso disse ter servido com ?lealdade e ética retilíneas? todas as ações adotadas pelo colega no comando do tribunal. ?As conhecidas e bem-sucedidas inovações que introduziu de modo marcante explicam a inédita aprovação manifestada em editoriais dos mais importantes jornais do país?, elogiou Peluso.

Fonte: g1, www.g1.com.br