Ministro da Integração analisa liberação de recursos para Teresina

A obra contempla de drenagem na região do Portal da Alegria

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, informou ao prefeito  Firmino Filho que vai estudar a liberação de recursos para execução de uma obra emergencial de drenagem na região do Portal da Alegria, zona Sul de Teresina. A notícia foi dada durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira(13), no gabinete do ministro, em Brasília. Também participaram do encontro  o secretario executivo de Planejamento, José João de Magalhães Braga Junior e o representante do Sinduscon, José Luis Fortes.

A região a ser beneficiada com a obra de drenagem conta com aproximadamente 10 mil residências e vem sofrendo com inundações no período das chuvas. A maior parte da casas foi construída por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, desenvolvido pela Caixa, cujos representantes também participaram da reunião com o ministro.

De acordo com a Prefeitura de Teresina,  seriam necessários cerca de R$ 19,5 milhões nesse  primeiro momento para a construção de duas bacias de contenção e mais um canal. “Diante da gravidade do problema, essa é uma das nossas prioridades em termos de drenagem. E existe, por parte do governo federal, um compromisso e uma responsabilidade para resolver essa questão”, ressaltou o prefeito Firmino Filho.

A obra completa de drenagem na região do Portal da Alegria está orçada em R$ 208 milhões, segundo o projeto básico já realizado na área com apoio do Ministério das Cidades.

O ministro Gilberto Occhi informou ao prefeito que ainda vai provocar o Ministério do Planejamento para definir como será atendida a demanda. “É possível, sim, a obra ser executada pelo Ministério da Integração Nacional, através da nossa Secretaria de Infra Estrutura Hídrica. Por outro lado, vamos conversar com o Ministério do Planejamento, que vai indicar qual seria o melhor caminho. O apoio também poderá será feito pelo Ministério das Cidades, que já acompanhou a elaboração de todos os projetos de macrodrenagem em diversas bacias de Teresina”, explicou.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina