Ministro do Planejamento prevê câmbio estável e inflação mais baixa

A entrevista foi concedida nesta segunda no Palácio do Planalto

Image title

Durante entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, falou sobre a situação econômica do país, sobre  o dólar que, segundo ele, tende a se estabilizar e da previsão de estabilidade da inflação em 2016.

O dólo subio pelo quarto dia consecutivo nesta segunda-feira. Perto de 12h35, a moeda norte-americana tinha alta de 0,23%, a R$ 3,3547 na venda. Na máxima da sessão, a moeda norte-americana subiu 1,06%, a R$ 3,38.

Sobre a inflação, o ministro disse que apesar do aumento "temporário'em 2015, a previsão é que ela tenha uma redução "mais rápida" no próximo ano.

"Temos um aumento temporário da inflação este ano, mas as expectativas para o ano seguinte indicam uma redução mais rápida da inflação.Estamos em uma fase de reequilíbrio, de ajuste. Durante essa fase, há um aumento da inflação e uma retração da atividade econômica, com flutuação de alguns preços. Mas a direção está mantida, a direção de reequilíbrio macroeconômico, de manutenção da estabilidade fiscal e monetária e, principalmente, a direção de recuperação do crescimento", afirmou o ministro.



Fonte: G1