Ministro garante liberação de recursos para o Água para Todos no PI

O presidente da APPM esteve reunido com o ministro Gilberto Occhi

Image title

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, esteve reunido com o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, na última quinta-feira (28) para tratar sobre ações mais rápidas e menos burocráticas para assistência a população que sofre com a estiagem.

Reunidos com prefeitos piauienses, o Ministro garantiu que parte dos R$ 150 milhões empenhados para o programa Água para Todos serão logo liberados.

Segundo Arinaldo Leal o Piauí é um dos estados mais adiantados do programa Água para Todos e, segundo ele, alguns prefeitos utilizaram recursos próprios para adiantar os sistemas. Ele informou ainda que a Sudene que é responsál pelos municípios piauienses já liberou uma parcela dos R$ 19 milhões previstos.

Gilberto Occhi diz que a recomendação da presidente Dilma é que não faltem recursos para ações da defesa civil e que a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil está pronta para apoiar estados e municípios com ações emergenciais.

Os recursos da prefeitura do semirárido estão escassos para fazer o abastecimento com os carros-pipa, e aqueles que estão na Operação Pipa, em rodadas, são insuficientes devido terem aumentado significativamente as áreas secas e desabastecidas.


Fonte: Assessoria