Ministro Reis de Paula será primeiro presidente negro do TST

Magistrado foi eleito nesta quarta para comandar corte em 2013 a 2015. Joaquim Barbosa tomou posse como o primeiro presidente negro do STF

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Carlos Alberto Reis de Paula foi eleito nesta quarta-feira (12), por unanimidade, para comandar a corte no biênio 2013/2015. O magistrado é o primeiro negro a chefiar a suprema corte trabalhista.

A ascensão de Reis de Paula à presidência do TST ocorre no momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) também é dirigido, pela primeira vez, por um magistrado negro. O ministro Joaquim Barbosa assumiu a presidência da mais alta corte do país no dia 22 de novembro.


Ministro Reis de Paula será primeiro presidente negro do TST

Natural de Pedro Leopoldo (MG), município da região metropolitana de Belo Horizonte, Reis de Paula ingressou, em 1979, na magistratura como juiz do Trabalho da 3ª Região (MG).

Ele é doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 1998, Reis de Paula foi nomeado ministro do TST.

Atualmente, o magistrado concilia suas atribuições no tribunal trabalhista com o cargo de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ministro, no entanto, irá deixar a vaga no CNJ assim que assumir a presidência do TST.

A posse de Reis de Paula na chefia do tribunal do trabalho está marcada para 5 de março de 2013. Também foram eleitos nesta quarta os demais integrantes da diretoria do TST.

O ministro Barros Levenhagen será o novo vice-presidente. Já o ministro Ives Gandra Martins Filho ocupará a corregedoria-geral da Justiça do Trabalho.

Fonte: G1