Municípios do Piauí devem aderir a planos de educação

O Governador do Estado, Wilson Martins e o Secretário de Educação, Átila Lira estarão presentes no evento, além de representantes das prefeituras

Municípios de todo o estado irão se reunir no auditório da APPM (Associação Piauiense de Municípios) na manhã desta quinta-feira (27), para a Solenidade de Adesão das Prefeituras ao processo de construção dos Planos Municipais de Educação, a partir das 8h30.

O Governador do Estado, Wilson Martins e o Secretário de Educação, Átila Lira estarão presentes no evento, além de representantes das prefeituras de 224 municípios aguardados.

De acordo com a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/PI), Cleidimar Brito, mais municípios e estados receberam a possibilidade de ampliar o acesso à orientação, capacitação e monitoramento na elaboração ou adequação dos Planos Municipais de Educação, autorizado pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (SASE).

"Os 224 municípios do Piauí foram convidados para a solenidade de assinatura da adesão. Inicialmente, apenas 20 municípios tinham sido contemplados, agora o MEC disponibiliza esse apoio para todos", explica a presidente da UNDIME/PI.

Cada município deverá enviar o seu termo de adesão para a sede da Undime/PI, que apoiará e oferecerá orientação para que cada município tenha êxito ao construir seus planos.

O Secretário de Educação, Átila Lira, reforçou a importância dos planos para os municípios e estado ao afirmar que o Ministério da Educação recomenda o alinhamento dos Planos Estadual e Municipais ao Plano Nacional de Educação, tendo em vista o financiamento de projetos, ações e transferências de recursos financeiros para os municípios.

Fonte: Ascom