Municípios querem criar secretaria para impulsionar turismo regional no Piauí

A maioria dessas riquezas do nosso turismo ainda não foi despertada

O potencial turístico do Piauí vem sendo ressaltado nesses últimos meses. Alguns pontos turísticos do Estado foram destaques em capas de revistas e pautas de programas nacionais. No entanto, o nosso turismo é conhecido ainda apenas nas regiões do litoral, Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato e algumas poucas regiões. A maioria dessas riquezas do nosso turismo ainda não foi despertada.

Para reverter essa situação, alguns municípios já pretendem implantar órgãos para tratar do turismo. ?Alguns municípios já perceberam a importância do turismo como gerador de emprego e renda e também para o desenvolvimento de seus municípios. Alguns gestores já implantaram secretarias de Turismo, conjugadas com outras secretarias, e outros municípios já sinalizaram um interesse de se implantar a Secretaria Municipal de Turismo?, explica o secretario estadual de Turismo, Sílvio Leite.

De acordo com Sílvio Leite, os municípios de Parnaíba, Piripiri, Piracuruca, Campo Maior, São Raimundo Nonato e Oeiras já se mostraram interessados em implantar as secretarias municipais de Turismo para incentivar que as pessoas conheçam as potencialidades de cada município. Já o município de São João do Piauí possui um departamento integrado com outras secretarias.

?Cada município possui suas potencialidades que precisam ser exploradas para que o reconhecimento

seja maior?, frisa. Teresina, capital do Piauí, já possui um departamento de turismo integrado com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). No entanto, o secretário ressalta a importância da capital criar um órgão específico para o turismo. ?Teresina é a capital do Estado e se configura como uma cidade com o turismo de eventos. É importante se criar um órgão que trate exclusivamente do turismo já que ele é um potencial gerador de emprego e renda?, justifica.

No entanto, para o secretário, não basta apenas criar a Secretaria Municipal de Turismo. ?Há a necessidade de se colocar turismólogos para ocupar os cargos, já que são os profissionais mais capacitados, com conhecimentos técnicos para levar o turismo adiante?, ressalta.

Sílvio Leite lembra ainda que alguns municípios piauienses possuem grandes potenciais. ?Em Bocaina, por exemplo, há um açude, que em períodos de carnaval chega a receber mais de 20 mil pessoas. Mas ainda não despertaram ainda para riqueza turística da região e que aquilo pode vir a gerar fonte de renda para várias pessoas?, exemplifica, acrescentando que uma emenda do deputado Osmar Júnior, no valor de R$ 20 mil, vai melhorar a estrutura do açude.

Fonte: Mayara Martins