Na volta ao governo, governadora Roseana Sarney consolida refinaria no Maranhão

O ministro de Minas Energia, Edison Lobão, o diretor de Abastecimento da Petrobras

A governadora Roseana Sarney assinou hoje pela manhã, durante o evento de apresentação do projeto da refinaria Premium, no Centro de Convenções, decreto que declara de utilidade pública para fins de desapropriação total em favor da Petrobras área de 20 km², no município de Bacabeira, de propriedade de particulares, com vistas à instalação do empreendimento, o maior da América Latina.

O ministro de Minas Energia, Edison Lobão, o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, o diretor da Agência Nacional de Petróleo, Allan Kardec Duailibe fizeram a abertura do evento, que contou ainda com as presenças do prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB).

Em seu discurso, a governadora do Estado destacou a importância do workshop cujo o objetivo é inserir e envolver as empresas e os empresários instalados no Maranhão com a Refinaria. Roseana acrescentou que eles terão a oportunidade de conhecer detalhadamente cada passo do empreendimento. Disse ainda que o projeto envolvendo empresários tem como meta primordial a qualificação da mão de obra maranhense para que ela seja prioridade, juntamente com outros brasileiros, na geração de empregos proporcionados pela Refinaria Premium. No final, a governadora agradeceu ao apoio recebido pelo vice, João Alberto (PMDB), do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Marcelo Tavares (PSB), pela forma correta e responsável como administraram o Estado durante o período em que esteve licenciada.

Paralelo a apresentação da Refinaria Premium no Maranhão ocorre a realização do Fórum Regional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), no Centro de Convenções, onde a Petrobras anunciará o plano de capacitação de mão-de-obra para a refinaria.

Segundo o diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Allan Kardeck Duailibe, o Prominp investirá anualmente R$ 100 milhões na região Nordeste. O Maranhão, pelo maior número de pessoas que serão qualificadas ? 22 mil ? receberá o maior aporte de recursos para as ações de capacitação, em torno de R$ 40 milhões/ano.

Ainda hoje, será realizado o Workshop de Desenvolvimento de Fornecedores, evento em que a Petrobras informará ao empresariado maranhense as demandas de bens e serviços da refinaria Premium e como as empresas locais poderão ser beneficiadas.

As oportunidades de negócios que serão gerados pelo projeto da refinaria despertaram o interesse das empresas locais, dos mais diversos segmentos, que confirmaram participação maciça no evento de hoje.

Fonte: Imirante, www.imirante.com.br