Neurocrugião Benjamim Vale recebe Título de Cidadão Teresinense concedido por Rosário Bezerra

A solenidade aconteceu às 19h e contou com a presença do prefeito de Teresina, Elmano Ferrer

Por possuir uma história de vida repleta de superações, sempre demonstrar profissionalismo e dedicação quanto a sua atuação na medicina e especialemente pelo exemplo de amizade, a vereadora Rosário Bezerra concedeu ontem a noite, no auditório do CEIR ? Centro Integrado de Reabilitação, Título de Cidadão Teresinense ao neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale.

A solenidade aconteceu às 19h e contou com a presença do prefeito de Teresina, Elmano Ferrer, vereador Edvado Marques, representando a Câmara de Teresina, Elder Jacobina, Secretário da Seid, vereadora Rosário, que concedeu o Titulo e seu companheiro Antônio Neto, pré-candidato a deputado federal, além de amigos e familiares do médico.

Benjamim trabalhou até os 13 anos de idade na roça e só depois começou a estudar no povoado onde nasceu, chamado Lagoa do Mato, no Maranhão. Todos os dias ele tinha que caminhar 9 km para chegar a escola mais próxima. Depois, com muito empenho, concluiu o curso de medicina na Universidade Federal de Teresina e ainda passou por muitas dificuldades para fazer residência em neurocirurgia na cidade de São Paulo, pois de acordo com ele, seus professores diziam que ele era muito velho para concluir a especialidade.

Mesmo com todas as adversidades, Benjamim sempre demonstrou empenho na realização de suas atividades, mostrando acima de tudo amizade e solicitude em tudo o que faz, como bem Rosário pôde externar no momento de sua fala: ?Pra mim é uma forma de agradecimento estar concedendo esse título, pois estou apenas reconhecendo e retribuindo a um cidadão notável por ele ajudar a salvar vidas, aperfeiçoar a medicina, tentar prevenir as doenças sempre demonstrando competência?.

O médico emocionava-se a cada homenagem que lhe era feita, retribuiu dizendo que a vereadora muito o orgulhava pelo grande exemplo de cidadania que estava dando a todos os teresinenses com o seu trabalho na Câmara Municipal e enfatizou que ?a educação faz o passo e nos transforma em cidadão. Quem nasce do outro lado do muro, só tem chance de mudar através da educação. Mas é bom lembrar que só faz quem tem coragem, coragem essa que fui capaz de ter. E concluiu: Para a cidade de Teresina esse Título pode não ser uma referência, mas para o cidadão Benjamim ele é mais do que uma honraria?.

Fonte: Ascom