No PI,Ministro assina convênio para construção de Unidade Feminina

Os recursos são de R$ 800 mil da emenda de W. Dias quando senador

Image title

O Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, esteve no Piauí nesta sexta-feira (03) e assinou liberação de recursos para construção da Unidade Ferminina da Fazenda da Paz, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba  (Codevasf).

Os recursos, no valor de R$ 800.000 (oitocentos mil reais), são de emenda parlamentar do governador Wellington Dias, quando senador.

Uma unidade de tratamento da dependência química para as mulheres é um anseio antigo da sociedade piauiense, pois o envolvimento de mulheres com drogas está cada vez mais comum. O número de mulheres usuárias de drogas mantém um gráfico crescente e quase se equipara ao número de homens. O problema torna-se maior quando não há instituições suficientes para atender a essa demanda.

De acordo com coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, a Unidade Feminina se chamará Maria Madalena e já conta com local para construção, na Estrada Canaã, zona rural de Teresina. O espaço foi doado pela Prefeitura de Teresina, por meio de subvenção dos vereadores. Uma emenda parlamentar da deputada Iracema Portela vai garantir a aquisição de equipamentos.

A unidade feminina atenderá 60 mulheres e 20 crianças que terão local adequado para a convivência com a mãe durante o período de tratamento que é de um ano. “O Programa Terapêutico tem a mesma essência que é espiritualidade, laborterapia e disciplina, mas serão levados em consideração, por exemplo, que muitas dessas mulheres que necessitam de tratamento têm filhos ou estão grávidas exigindo também um programa diferenciado para atender a família. Estamos muito felizes por que com vamos poder tornar realidade esse sonho”, explica o Célio Barbosa.

A vice-governadora Margarete Coelho também comemorou a liberação dos recursos. “Está cada vez mais perto de darmos a esperança para muitas irmãs que sofrem com abuso da dependência química. Esse é um trabalho necessário e indispensável para a nossa sociedade”, disse.

A Fazenda da Paz é a primeira comunidade Terapêutica do Piauí e atua na prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes químicos. O seu modelo de tratamento é reconhecido pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas como melhor equipamento terapêutico Brasil.
 

Fonte: Ccom