Novo reitor da UFPI toma posse hoje às 10h em solenindade em Brasília

Novo reitor da UFPI toma posse hoje às 10h em solenindade em Brasília

Novo reitor da Universidade Federal do Piauí, José de Arimatéia, toma posse hoje, às 10h, em solenidade em Brasília

O novo reitor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), José de Arimatéia Dantas Lopes, toma posse hoje, às 10h, em solenidade em Brasília. A nomeação do novo reitor foi publicada na última sexta, dia 16, no Diário Oficial da União.

Amanhã, às 19h, no Espaço Cultural Noé Mendes, será feita a transmissão do cargo e em seguida, na mesma solenidade, o novo reitor dá posse a vice-reitora professora Nadir do Nascimento Nogueira.

Dentre as principais plataformas de trabalho dos novos gestores estão: consolidação do crescimento da Ufpi por meio de uma reforma do organograma da administração superior para que a universidade possa resolver de forma mais célere as demandas; reitoria participativa e itinerante nos campi e centros para ter agilidade nas demandas em Bom Jesus,

Floriano, Parnaíba e Picos além dos Pólos de Ensino a Distância - EAD;

dobrar o número de doutores uma vez que a pós-graduação contribui para o desenvolvimento da graduação, da pesquisa e a pesquisa contribui para o desenvolvimento do Piauí.

A gestão será marcada pelo apoio à criação de novos cursos de pós-graduação, de doutorado, pois o desenvolvimento da pesquisa da pós-graduação é fundamental para que a universidade cumpra seu dever e contribua muito mais com o desenvolvimento do Estado.

PERFIL - O Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes é natural de Pindoretama - CE, casado desde dezembro de 1980, com a Profa. Dra. Antônia Maria das Graças Lopes Citó, professora da UFPI, com quem tem três filhos: Lorena Citó Lopes (Farmacêutica, mestre em Farmacologia e doutoranda do Programa RENORBIO) casada com Tércio Resende Santana, Alexandre Citó Lopes (bacharel em Ciências da Computação e estudante de Engenharia Civil) e Lara Citó Lopes (estudante de Arquitetura) e um neto, Tércio Filho.

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestrado e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado - Nível III, docente do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí, desde março de 1978.

Pertence ao quadro de professores dos Programas de Mestrado em Química, Mestrado em Ciências Farmacêuticas e Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), nos quais ministra disciplinas e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado.

VICE - A Prof. Drª. Nadir do Nascimento Nogueira é natural de Teresina, possui graduação em Nutrição pela UFPI, mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela USP. Atualmente é professor Associado II do Departamento de Nutrição da UFPI.

É docente e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Ciências e Saúde e de Alimentos e Nutrição e colaboradora no doutorado do RENORBIO, com 10 dissertações defendidas. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População e Bioquímica da Nutrição.

Publicou 19 artigos em periódicos nacionais e internacionais, um livro, seis capítulos de livros e uma centena de trabalhos completos e resumos em congressos nacionais e internacionais.

Exerceu os cargos de coordenadora de curso de pós-graduação; sub-chefe de departamento e vice-diretora, além de Coordenadora de Informação em Ciência e Tecnologia/PRPPG. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários.

Fonte: Ananias Ribeiro