Novo relator vota por continuidade de processo contra Cunha

O Congresso entre em recesso no dia 23

O novo relator do processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apresentou nesta terça-feira (15) parecer favorável ao prosseguimento do processo. Marcos Rogério (PDT-RO) leu seu voto em reunião da comissão na manhã desta terça.

Eduardo Cunha (Crédito: Reprodução)
Eduardo Cunha (Crédito: Reprodução)

Após a leitura do parecer, o presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), negou um pedido de vista do processo apresentado por aliado de Cunha, que poderia atrasar a votação.

Araújo anunciou que não irá permitir manifestações dos deputados para debater o parecer e que vai colocar o processo em votação ainda na reunião desta terça-feira.

Essa é a oitava reunião do conselho após ter sido apresentado o parecer favorável ao processo Cunha pelo antigo relator, Fausto Pinato (PRB-SP). Pinato foi afastado da relatoria após recurso de Manoel Junior (PMDB-PB), aliado de Cunha, à Mesa da Câmara. 

Como forma de garantir a realização da votação do parecer, Araújo já agendou reunião do conselho para a tarde desta terça-feira, e também outras duas sessões para a quarta-feira (16). O Congresso entre em recesso no dia 23.

Ao apresentar seu voto, Rogério afirmou que nesta fase do processo cabe apenas verificar se há elementos mínimos para a abertura de investigação. Só então é apurado se as irregularidades apontadas na representação foram de fato cometidas.






Fonte: Com informações do UOL