Novo superintendente da Funasa anuncia investimentos em 2013

Novo superintendente da Funasa anuncia investimentos em 2013

Otávio Nogueira revela que o recurso será investido em obras de melhoria.

Quatrocentos milhões de reais a serem investidos em 2013 no financiamento de obras de abastecimento de água e saneamento básico. A informação é do novo superintendente da Fundação Nacional de Saúde, regional Piauí, Otávio Nogueira Matias, que assumiu cargo nesta semana, substituindo Aurifrancis Pereira dos Santos. A indicação para o cargo foi do senador João Vicente Claudino.

Otávio Nogueira revela que o recurso será investido em obras de melhoria, bem como na estruturação do sistema de abastecimento de água e saneamento de praticamente todo o Piauí. Há casos de municípios que sairão do zero, quando o assunto é saneamento básico. ?Nosso foco é estruturar os municípios com até 50 mil habitantes. Neste momento, já estamos implantando o esgotamento sanitário, com obras, algumas avançadas, nas cidades de Pedro II, Barras, Água Branca e Joaquim Pires e estamos dando continuidade ao trabalho já iniciado em Bom Jesus, São Raimundo Nonato e Paulistana?, antecipa.

Outros municípios também serão beneficiados com os recursos do Ministério da Saúde, através da Funasa. Esta foi a pauta da reunião entre o novo superintendente e o diretor de saúde ambiental da Funasa, engenheiro Henrique Pires.

Para o diretor de saúde ambiental da Funasa, engenheiro Henrique Pires, a participação de Otávio Nogueira neste processo de transição será de grande valia para as ações da Funasa no interior do Piauí. ?O novo superintendente é um técnico da casa, tem domínio sobre todo o funcionamento da Funasa e saberá atuar de forma a suprir as deficiências na execução do nosso planejamento?, avalia.

Otávio Nogueira explica que a principal meta de sua gestão é a elaboração de projetos, o grande gargalo que dificulta o aproveitamento total dos recursos disponibilizados. ?O principal objetivo é a elaboração de projetos de abastecimento de água e de esgotamento. Após vermos que a falta de projetos por parte das prefeituras dificultava o andamento das obras, tomamos a iniciativa de nós mesmos, através da Funasa, fazê-los. Pois desta forma, teremos mais facilidade em receber e aplicar esta verba?, afirma.

Otávio Nogueira é engenheiro civil, lotado na Funasa Regional Piauí desde 1995, quando ingressou através de concurso público, tendo atuado como chefe da divisão de engenharia da instituição.

Fonte: Jornal Meio Norte