Nuno Bernardes é escolhido como Controlador-Geral do Estado

A posse do novo controlador-geral do Estado não tem data definida.

O governador Wellington Dias anunciou, na manhã desta terça-feira (12), o novo controlador-geral do Estado, Nuno Kauê dos Santos Bernardes Bezerra, que assumirá o cargo no lugar de Darcy Siqueira para o triênio 2016-2018.

“Os auditores, a partir de um processo de consulta à classe, fizeram uma lista com três nomes. Fiz opção pelo nome do Nuno Bernardes e manifestei à associação. Hoje, demonstrei pessoalmente ao Darcy Siqueira toda minha gratidão pelo desempenho, dedicação e trabalho que resultou em economia de recursos, aperfeiçoamento da CGE e permitiu que nós tivéssemos bons resultados em 2015”, ressaltou Wellington Dias.

Advogado, bacharel em Ciências Contábeis e com especialização em Direito Previdenciário, Nuno Bernardes foi auditor interno na Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco e é auditor governamental da Controladoria-Geral do Piauí há 7 anos. Em 2015, ele atuou como auditor setorial na Secretaria da Educação (Seduc).

Nuno Bernardes tem 30 anos e é o auditor governamental mais jovem do quadro técnico da CGE. Agora, se torna o controlador-geral mais novo da história da Controladoria.

Para o controlador-geral eleito, as expectativas para o cargo são as melhores. “Encontramos a Controladoria em uma situação positiva. O ex-controlador fez um bom trabalho. Alguns projetos que foram iniciados na gestão passada serão continuados e nós vamos implementar nossa metodologia de controle na gestão da Controladoria, primando sempre pela avaliação das políticas públicas e auxiliando os gestores na correta execução e aplicação dos recursos públicos”, disse Nuno Bernardes.

Lista tríplice

Na noite de segunda-feira (11), a Associação dos Auditores Governamentais do Piauí (AAGEPI) esteve reunida com o governador Wellington Dias para apresentação dos candidatos escolhidos pela classe.

Em dezembro, os auditores governamentais elegeram três nomes como sugestão para auxiliar o governador do Estado na nomeação do cargo de controlador-geral. Darcy Siqueira encerrou seu mandato de três anos em 2015 (de 2013 a 2015) e Nuno Bernardes estava entre os três nomes escolhidos pela classe para gerir o órgão no próximo triênio.

A posse do novo controlador-geral do Estado ainda não tem data definida.


Nuno Bernardes (Crédito: Jorge Henrique Bastos)
Nuno Bernardes (Crédito: Jorge Henrique Bastos)
Nuno Bernardes  (Crédito: Jorge Henrique Bastos)
Nuno Bernardes (Crédito: Jorge Henrique Bastos)
Nuno Bernardes e Wellington Dias  (Crédito: Jorge Henrique Bastos)
Nuno Bernardes e Wellington Dias (Crédito: Jorge Henrique Bastos)
Fonte: Com informações do Portal do Governo