Obama recusa convite para visitar o Brasil

egundo fontes do governo, Lula tinha o desejo de usar a viagem para impulsionar a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência.

O presidente americano, Barack Obama, recusou um convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para visitar o Brasil antes das eleições de outubro. Segundo fontes do governo, Lula tinha o desejo de usar a viagem para impulsionar a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência. Para Lula, a recusa se deve às divergências na política externa entre os dois países e uma suposta interferência do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e sua mulher, a atual secretária de Estado americana, Hillary Clinton. O casal teria impedido que Obama fizesse uma visita que pudesse virar ato eleitoral do PT. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com um ministro, o bom relacionamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com os Clinton freou uma aproximação maior de Lula com Obama. Ainda segundo o ministro, o PSDB intercedeu junto ao casal para evitar o encontro antes das eleições, de forma que não houvesse benefício eleitoral a Dilma. A diplomacia americana argumenta que seria incomum uma visita do presidente dos Estados Unidos antes de uma importante decisão eleitoral. De acordo com o governo americano, sua política externa não tem como prioridade para o segundo ano de Obama no cargo uma visita ao Brasil.

Fonte: Terra