Ocorrências registradas são normais, diz presidente do TSE

Ministra diz que votação está tranquila em todo o País

A ministra e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Cármem Lúcia, visitou o centro de divulgação das eleições 2012 montado para a imprensa no tribunal e disse, no início da tarde deste domingo (28), que o segundo turno das eleições ocorre com tranquilidade em todo o País e que as ocorrências registradas são normais e estão dentro do esperado.

? Está tudo sob controle. As pessoas falam que são só 50 cidades, mas são quase 32 milhões de pessoas, isso é duas vezes Portugal. Mas está tudo calmo. São ocorrências normais com muita gente. Não tem nada absolutamente de anormal. Eu já conversei hoje duas vezes com todos os presidentes de todos os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) dos 20 Estados, conversei com os diretores, com vários juízes. Não tem nada.

Leia mais notícias no R7 Eleições

A ministra comentou também a estrutura montada para evitar problemas caso haja novos apagões. Na última semana, vários Estados ficaram sem luz. Técnicos do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estão reunidos no TSE, em Brasília, de prontidão para resolver qualquer problema. Além disso, estão em constante contato com os Estados em que há votação.

? Eu acompanhei desde sexta-feira as condições de tempo (...) Esse é um planejamento preventivo para que o eleitor não tenha nenhum tipo de transtorno. A urna tem bateria. Então mesmo que caia [a energia], nosso problema é só não gerar nenhum tipo de insegurança para o mesário, para o juiz, principalmente, para o TRE, para todo mundo trabalhar com tranquilidade.

Pedidos de impugnação

De acordo com a ministra, até a data de diplomação dos candidatos, o TSE vai julgar todos os pedidos de impugnação de candidatos. Na última sexta (26), 400 processos foram analisados.

? Nessas próximas semanas daremos prioridade ? claro que eu dependo dos relatores ?, mas a prioridade do tribunal é julgar tudo antes da diplomação. Devem ter pendentes aqui aproximadamente 2.000 processos. O que não é muito. Então eu acho que até a diplomação nós daremos a reposta que a sociedade espera.

Fonte: r7