Operação contra fraude eleitoral prende ex-prefeito e dois secretários

Cerca de 150 policiais federais participam da operação.

Um ex-prefeito e dois secretários da prefeitura de Triunfo (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, foram presos na manhã desta quarta-feira durante a Operação TR-01. Outras duas pessoas também foram detidas na ação da Polícia Federal que combate um grupo que praticava fraude eleitoral e corrupção na administração municipal.

Segundo a investigação, a quadrilha atuava na alternância de poder na cidade usando práticas como compra de votos, nepotismo cruzado, cotização e diversas fraudes. De acordo com a polícia, a quadrilha buscava a perpetuação na administração de Triunfo com uso de cargos públicos e eleitorais para angariar poder e comprar votos com terceirizações e outras práticas criminosas. Dentre os crimes apurados, estão corrupção eleitoral, falsidade ideológica e documental para fins eleitorais, formação de quadrilha, fraude em licitação e peculato.

Cerca de 150 policiais federais participam da operação. Ao todo, foram expedidos cinco mandados de prisão temporária, seis de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir à delegacia prestar depoimento) e 40 de busca e apreensão em Triunfo e na capital gaúcha, além de 26 ordens judiciais de afastamento cautelar e proibição de ocupação de cargo público. O nome da operação- TR - se refere a abreviatura de Triunfo.

Fonte: Terra