Operação de crédito com Banco Mundial é enviada ao Senado

Governador pediu celeridade para aprovação do projeto de contrato

O governador Wellington Dias participou de audiência com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, na manhã desta quinta-feira (31), em Brasília. Também nesta quinta, o governador afirmou que hoje é um dia especial para o Piauí, pois a presidente Dilma Rousseff enviou ao Senado Federal o projeto de operação de crédito do Piauí com o Banco Mundial.

“Tratei  com o senador Renan Calheiros, presidente do Senado, que já distribui para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), cuja presidente é a senadora Gleisi Hoffmann, que se prontificou a distribuir para relatoria ainda hoje em condições de votação já na próxima semana”, afirmou o governador, explicando que na próxima semana, o projeto entra como  pauta extra em condição de votação. 

Segundo o governador, durante reunião no Ministério da Integração, foram discutidos projetos importantes para o Nordeste. Um deles é a necessidade de alterar a portaria do Ministério permitindo que o BNB, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento para o Nordeste, possa financiar projetos de energia eólica e solar, construção de Pequenas Hidrelétricas, energia com biomassa.

O ministro se comprometeu, já na próxima semana, tratar de alteração nessa portaria. “Isso é muito bom para o Piauí pelo potencial que temos nestas áreas”, disse o governador.

Wellington comenta que discutiu no Ministério a necessidade de, junto com o presidente do Conselho de Desenvolvimento do Nordeste (COMDEL), editar nova portaria permitindo que, além dos investimentos no campo, seja permitida a regularização fundiária. “É importante somar o apoio financeiro do BNB com o programa de regularização fundiária do Piauí”, comenta.

O governador diz que no Ministério da Integração Nacional foram tratados ainda a respeito de projetos de barragens e adutoras para que até o final do ano seja possível concluir as obras da barragem de Atalaia, Bocaína, Tinguis, que são fundamentais para o desenvolvimento do estado. “Tratamos também sobre o programa de macrodrenagem de Teresina e Oeiras, e o programa que atende Pedro II e São Raimundo Nonato na área de obras emergenciais celerado com o Ministério da Integração Nacional”, disse o governador.


Image title

Fonte: Com informações do Portal do Governo