Orçamento é aprovado em 1ª votação na Assembleia Legislativa do Piauí

A votação final do Orçamento também marca o fim desta legislatura. No próximo ano novos parlamentares chegarão ao Poder Legislativo

Após quatro adiamentos, o orçamento 2015 finalmente teve sua primeira votação na Assembleia Legislativa do Piauí ontem, contudo, ainda não chega a um desfecho, tendo em vista que falta mais uma apreciação no Plenário, a ser realizada na próxima segunda (22).

Com receita total estimada de R$ 8,6 bilhões, a proposta aprovada com a emenda de Fábio Novo (PT) e anuência de mais 20 deputados, consta com percentuais de elevação no total de 20,2% para o Tribunal de Justiça e Ministério Público; 19,9% para o Tribunal de Contas do Estado e 12% para a Assembleia.

A votação final do Orçamento também marca o fim desta legislatura. No próximo ano novos parlamentares chegarão ao Poder Legislativo, assim como o Poder Executivo será regido por outro governador.

REFLEXOS - Durante a sessão plenária que definiu o rumo da proposta orçamentária para 2015, outras pautas de destaque e que envolvem as finanças do Estado receberam parecer favorável.

Dentre elas a autorização para que o Executivo conceda subvenções sociais a entidades ou instituições públicas ou privadas sem finalidade lucrativa e que mantenham em funcionamento regular escolas alternativas ao sistema de ensino; como também a proposição que cria o Fundipi (Fundo de Desenvolvimento Industrial do Piauí), concedendo diferimento e crédito presumido para estabelecimento industriais e agroindustriais.

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Francy Teixeira