Orla da Praia da Pedra do Sal será urbanizada, informa Prefeitura de Parnaíba

A obra consiste na construção de 22 novas barracas padronizadas, acessos com pavimentação poliédrica, área de estacionamento, pátio de manobras e pista para realizção de cooper

A Prefeitura de Parnaíba, através da Superintendência de Turismo, apresentou para proprietários de bares e restaurantes o Projeto de Gestão da Orla Marinha da Praia da Pedra do Sal. A proposta de gestão participativa tem por finalidade viabilizar o projeto de urbanização da praia. O projeto foi apresentado para os barraqueiros e moradores da comunidade, na escola João Silva.

Esta foi a quinta reunião de apresentação do projeto pela Superintendência de Turismo, que vem buscando de forma democrática mobilizar diversas instituições e a comunidade local para manutenção dos empreendimentos da orla marítima.

A obra consiste na construção de 22 novas barracas padronizadas, acessos com pavimentação poliédrica, área de estacionamento e pátio de manobras, pista de cooper, sistema de destinação de efluentes líquidos e um centro de artesanato.

Mais que a urbanização, será dada ênfase à gestão da orla, através de medidas remediadores, que compreendem a qualificação das pessoas que trabalharão nos novos empreendimentos. Para a manutenção da qualidade do serviço, a Superintendência de Turismo vai dispor da parceria com a Universidade Federal do Piauí, que fará o monitoramento nas questões ambientais, administrativas, turísticas e biológicas.

O SESC será o responsável pela oferta de cursos voltados a arte. Já a Secretaria do Trabalho é responsável pelos cursos do Pronatec a serem ofertados aos barraqueiros e demais envolvidos. A SEDESC fará o acompanhamento psicológico e social da comunidade, enquanto que o SEBRAE será o responsável pela análise técnica e implementação do Selo de Qualidade e Sustentabilidade em todas as barracas.

Deste modo, a Prefeitura de Parnaíba pretende ampliar a geração de renda, estimular as atividades profissionais, proporcionar qualidade na gestão, desenvolver sócio e economicamente a comunidade da Pedra do Sal pelo espírito empreendedor e a capacidade administrativa. Através deste Projeto de Gestão da Orla Marinha da Praia da Pedra do Sal, a Prefeitura de Parnaíba busca resolver problemas ambientais, socioeconômicos e nos serviços prestados, bem como a poluição sonora e visual.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Jornal Meio Norte