"Desafio do Brasil é se tornar 5ª economia do mundo", diz Lula

O país precisa seguir crescendo consecutivamente se quiser chegar a um novo patamar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula disse na manhã desta segunda-feira (26), durante seu programa de rádio ?Café com o presidente?, que ?é um desafio? o Brasil se tornar a quinta economia do mundo até 2016. Para ele, o país precisa seguir crescendo consecutivamente se quiser chegar a um novo patamar.

Lula iniciou o programa falando sobre a adição de 5% de biodiesel ao diesel e seus benefícios. ?A indústria automobilística brasileira está segura com a qualidade do biodiesel. Tínhamos previsto chegar a 5% (de adição) em 2013. Acontece que adquirimos capacidade de produção e atingimos qualidade excepcional. Resolvemos antecipar a inclusão do B5 nos motores dos carros brasileiros. E já têm empresas de ônibus testando o B20, nesse momento em que estamos discutindo a questão do clima, despoluir o planeta Terra?.

Para o presidente, a produção nacional de biodiesel pode ajudar a salvar o mundo. ?O Brasil pode dar uma contribuição excepcional, aumentando mais o etanol e o biodiesel. O mais importante é que praticamente 85% das empresas que produzem o biodiesel têm o selo social. Portanto, têm vinculação grande com a agricultura familiar?.

Inovação e Pesquisa

Lula quer que os empresários pesquisem e descubram novas soluções. Ele diz que o segredo do desenvolvimento está na inovação, tecnológica ou não. ?Fiz reunião com dezenas de empresários de quase toda cadeia produtiva no Brasil. Temos aproximadamente seis mil empresas que investem em pesquisas, e temos por volta de 30 mil empresas que fazem inovação. É importante que os empresários tenham em conta que eles precisam inovar. Exemplo: para comer pizza, você tinha que sair de casa. Hoje, você pega o telefone e liga. Inovaram com milhares de motocicletas, e as pessoas fizeram um dispositivo em que cabe a pizza. Vai entregando de casa em casa. Obviamente, melhorou muito a venda de pizza e a lucratividade do empresário?.

Roda gigante

O presidente acredita que o país pode ser a quinta economia do mundo até 2016. ?Estou convencido que estamos no caminho certo, porque a economia está crescendo, a indústria está crescendo, o comércio está crescendo, estamos gerando emprego. O Brasil precisa ter vários anos de crescimento consecutivo. É uma roda gigante, que não pode parar. Quando o Banco Mundial faz um estudo e prevê que se o Brasil continuar crescendo, pode, em 2016, ser a 5ª economia do mundo, é um desafio colocado. Então, estamos fazendo o que? Estamos girando a economia?.

Fonte: g1, www.g1.com.br