Partidos buscam artilharia para Web

O objetivo principal é interagir com os eleitores, principalmente com o público mais jovem, e usar ferramentas da web 2.0

A campanha para a Presidência da República começa oficialmente só em julho de 2010, mas desde o início de 2009 os principais partidos estão se preparando para uma "guerra cibernética" nas eleições, inspiradas no sucesso da campanha na internet do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O objetivo principal é interagir com os eleitores, principalmente com o público mais jovem, e usar ferramentas da web 2.0 como Twitter (rede de microblogs), Facebook e Orkut (redes sociais) para ganhar votos.

PT e PSDB, que polarizam a disputa pela Presidência, fizeram mudanças recentes em seus portais. As maiores novidades são as televisões pela internet, que devem impulsionar as propagandas veiculadas na TV convencional. Os sites reproduzem as propagandas gratuitas veiculadas em rede nacional e dão cada vez mais espaço para vídeos na web. O DEM planeja mudanças de layout na página para destacar vídeos.

César Gontijo, secretário-geral da Executiva Nacional do PSDB, um dos idealizadores do portal tucano.org.br, explica que a intenção é se aproximar de um eleitor ?novo? e ?não convencional? em 2010. O tucano.org é um projeto do PSDB de São Paulo, mas que deve ser estendido para o partido em âmbito nacional.

- Nas eleições pretendemos integrar as campanhas [dos diretórios regionais], mas o site não foi criado com intuito eleitoral. Foi montado para a militância e para servir como arquivo das ações do partido.

Para conseguir votos, as legendas criaram estratégias de aproximação com os eleitores. TV e rádio, principais meios usados nas campanhas passadas, devem perder espaço para a internet e para o celular em 2010, segundo Gleber Naime, secretário-nacional de Comunicação do PT e responsável pelo site do partido.

- Em 2010 internet e mobile terão um papel mais importante que antes. Em certa medida, dividirão a atenção com rádio e televisão.

Apesar de negar as intenções de campanha, Gontigo reconhece que o processo de aperfeiçoamento para o uso em 2010 é natural.

- A eleição vai ser um episódio muito importante e vamos tentar aproveitar a internet da melhor maneira possível.

Fonte: R7, www.r7.com