Pesquisa aponta Serra com 37% e Dilma com 23%

Segundo levantamento, Ciro Gomes tem 13% e Marina Silva, 8%.

Pesquisa Datafolha divulgada na edição deste domingo (20) do jornal "Folha de S.Paulo" (que chegou às bancas neste sábado em São Paulo) aponta o governador José Serra (PSDB-SP) com 37% e a ministra Dilma Rousseff (PT) com 23% das intenções de voto para presidente da República.

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) aparece com 13% e a senadora Marina Silva (PV), com 8%. A escolha oficial dos candidatos pelos partidos ocorrerá somente no ano que vem. O Datafolha entrevistou 11.429 pessoas em todo o país entre os últimos dias 14 e 18. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. Dez por cento dos entrevistados disseram que não sabem em quem votarão e outros 9% afirmaram que votarão em branco, nulo ou em ninguém.

De acordo com a pesquisa, a diferença entre Serra e Dilma é de 14 pontos nos cenários com e sem Ciro Gomes. No levantamento anterior, de agosto, a diferença variava entre 19 e 25 pontos, de acordo com o cenário. No cenário em que, em vez de Serra, o candidato do PSDB é o governador de Minas, Aécio Neves, Dilma tem 26%, Ciro, 21%, Aécio, 16% e Marina, 11%.

Com Aécio e sem Ciro, Dilma tem 31%, Aécio, 19% e Marina 16%. Nesta quinta, Aécio anunciou que desistiu de disputar a indicação para ser o candidato do PSDB à Presidência. Na hipótese de segundo turno entre Serra e Dilma, o governador teria 49% e a ministra, 35%, segundo a pesquisa. Contra Ciro, Serra venceria por 51% a 28%, de acordo com o levantamento.

Em um hipotético segundo turno entre Dilma e Ciro, a ministra teria 40% e o deputado, 35%, informou o Datafolha.

Governo Lula

O Datafolha também apurou o grau de aprovação ao governo Lula, avaliado como ótimo ou bom por 72% dos entrevistados, índice recorde, de acordo com o jornal - na pesquisa anterior, em agosto, a aprovação do governo alcançava 67%.

Fonte: g1, www.g1.com.br