Presidência: Serra lidera, mas Dilma e Ciro sobem no Piauí

Em segundo lugar está a ministrachefe da Casa Civil e pré-candidata do PT

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera no Piauí a disputa para a Presidência da República nas eleições gerais de 2010, mas registrou uma queda de 3,29 pontos percentuais de setembro para outubro, conforme a pesquisa do Jornal Meio Norte e Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) realizada entre os dias 23 a 26 de outubro com 1.138 eleitores, com idade a partir dos 16 anos, em 56 municípios de todas as microrregiões do Piauí.

A pesquisa Jornal Meio Norte ? Instituto Amostragem revela que José Serra possui 36,2% das intenções de voto dos piauienses na disputa pela Presidência da República, para a qual é pré-candidato. Em segundo lugar está a ministrachefe da Casa Civil e pré-candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 23,11% das intenções de voto dos piauienses. Ela é seguida do pré-candidato do PSB, Ciro Gomes, que obteve 19,24% das manifestações de voto estimuladas dos eleitores do Piauí.







A pré-candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, obteve 4,13% das intenções de voto; e a pré-candidata do PSOL, Heloísa Helena, detém 4,04% das manifestações de votos dos eleitores do Estado do Piauí. 7,47% dos eleitores afirmaram que não sabem ou não querem opinar sobre suas intenções de voto para a Presidência da República. Segundo a pesquisa, 5,8% dos eleitores não querem votar em nenhum dos candidatos e planejam votar em branco ou anular seus votos.

Na pesquisa de setembro do Jornal Meio Norte-Instituto Amostragem, José Serra estava com 39,49% das intenções de voto e em outubro chega com 36,2% das manifestações de votos dos eleitores piauienses. Dilma Rousseff tinha 20,49% das intenções de voto no Piauí em setembro e agora está com 23,11% Ciro Gomes tinha em setembro 15,57% das intenções de voto e em outubro passou para 19,24%. Já Marina Silva tinha no Piauí 4,93% das intenções de voto em setembro e agora tem 4,13% das manifestações de votos. Heloísa Helena tinha 4,22% das intenções de voto em setembro e em outubro ficou em 4,04%.

O presidente do Instituto Amostragem, o professor da Universidade Federal do Piauí e estatístico João Batista Teles, comenta que a variação negativa em 3,29% de José Serra ocorrida entre setembro e outubro está fora da margem de erro da pesquisa. Porém é preciso esperar os próximos levantamentos para se constatar se esse movimento é uma tendência ou é uma contingência. Esta colocação vale também para os movimentos positivos de crescimentos de 2,62% de Dilma Rousseff e de 3,67% do deputado federal e ex-governador do Ceará Ciro Gomes. João Batista Teles disse que este comportamento das intenções de voto de José Serra, Dilma Rousseff e Ciro Gomes no Piauí acompanham o quadro nacional .

A pesquisa foi realizada com 1.138 eleitores com idade a partir dos 16 anos em 56 municípios de todas as microrregiões do Piauí. Foram pesquisados eleitores dos municípios de Piripiri, Barras, Esperantina, Miguel Alves, Parnaíba, Luís Correia, Piracuruca, Teresina, União, Altos, José de Freitas, Demerval Lobão, Campo Maior, Pedro II, Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio, Amarante, Regeneração, Água Branca, São Pedro do Piauí, Palmeirais, Valença, Elesbão Veloso, Inhuma, Pimenteiras, Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Landri Sales, Colônia do Gurguéia, entre outras cidades piauienses. João Batista Teles disse que para um nível de confiança de 95%, esse tamanho da amostra (1.137 eleitores) permite erro de até 2,85% para mais ou para menos.

Fonte: Efrém Ribeiro, Jornal Meio Norte / meionorte.com