Deputados irão discutir o uso abusivo de agrotóxico no Piauí

Deputados irão discutir o uso abusivo de agrotóxico no Piauí

A audiência foi solicitada pela deputada Rejane Dias (PT), no último dia 28 de junho e aprovada em requerimento, no plenário do Legislativo

Os deputados estaduais piauienses irão discutir o uso abusivo de agrotóxico na agricultura piauiense durante audiência pública na próxima quarta-feira (24), às 8 horas, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa. A audiência foi solicitada pela deputada Rejane Dias (PT), no último dia 28 de junho e aprovada em requerimento, no plenário do Legislativo. O objetivo é discutir as consequências para o meio ambiente e a saúde do consumidor.

De acordo com as pesquisas, o uso do agrotóxico no Piauí cresceu 236% de 2001 a 2005, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2001, foram utilizadas 190 toneladas desse produto em todo o Estado. Houve crescimento de 641 toneladas no ano de 2005. O Amazonas é o que menos utiliza agrotóxico conforme as pesquisas.

O consumo está relacionado a utilização no controle de pragas, doenças no setor agrícola e ao crescimento da agroindústria nos municípios. Segundo a parlamentar, na região do cerrado, no Sul Piauí, os produtores aplicam muito agrotóxico sem necessidade, prejudicando o meio ambiente e os agricultores.

Participarão da audiência pública o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Rubens Martins, representantes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Rural, do Ministério de Desenvolvimento Agrário, representante da EMATER-PI, do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), da OAB Seccional Piauí, Comissão Pastoral da Terra, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Piauí.

Fonte: Jornal Meio Norte