PI tem maior número de eleitores analfabetos, diz pesquisa do TSE

Os dados são referentes ao perfil do eleitorado brasileiros para as eleições de 2012.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou pesquisa que coloca o Piauí com o primeiro lugar no ranking nacional de eleitores analfabetos ou que sabem apenas ler e escrever, os chamados analfabetos funcionais. Quase 39% de um total de 2.299.633 de eleitores piauienses aptos a votar em outubro próximo estão nesta condição.

Os dados são referentes ao perfil do eleitorado brasileiros para as eleições de 2012, tendo como base o mês de março.

Segundo o levantamento, só de analfabetos são pouco mais de 285 mil eleitores no Piauí. Já os piauienses que sabem apenas ler e escrever e que estão aptos a votar são quase 600 mil. O Estado mais próximo do Piauí é o vizinho Maranhão, onde 37,3% de seus eleitores são analfabetos ou sabem apenas ler e escrever.

O índice é preocupante, tendo em vista que esses eleitores, mesmo sendo analfabetos, são obrigados a votar, conforme a legislação eleitoral.

Para mostrar como o dado é alarmante, a pesquisa revela que somente 43.942 eleitores no Piauí têm ensino superior completo, ou seja, menos de 2% do eleitorado apto a votar. Esse índice é quase três vezes menor que o registrado no Rio Grande do Sul, por exemplo, que é o Estado brasileiro com o menor percentual de eleitores analfabetos ou que sabem apenas ler e escrever: 9,6% de um total de 8,1 milhões de eleitores.

Fonte: Jornal Meio Norte