Piauí assina hoje convênios com o Ceará e Pernambuco

Os governadores compartilharão experiências exitosas de projetos realizados em seus Estados e assinarão um termo de cooperação técnica.

O governador Wilson Martins (PSB) recebe hoje a visita dos governadores dos vizinhos Estados do Ceará, Cid Gomes (PSB) e Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Além de conversas políticas, os governadores compartilharão experiências exitosas de projetos realizados em seus Estados e assinarão um termo de cooperação técnica envolvendo os três Estados.

O Ceará deverá mostrar a experiência bem sucedida com o projeto na área de segurança. O Governo do Piauí pretende se utilizar desse exemplo para a implantação do Projeto Ronda Cidadão, cujo recurso está garantido por meio de um empréstimo firmado junto ao BNDES. ?A idéia é aumentar o policiamento ostensivo nos bairros, disponibilizando segurança 24 horas para a população?, explicou o governador Wilson Martins.

Já com o Pernambuco será firmado um acordo na área de tecnologia, para a implantação do projeto Piauí Estado Digital. O projeto tem o objetivo de garantir internet em banda larga gratuita para todo o Piauí. ?Iniciaremos pelos municípios da região da grande Teresina. Mas a idéia é expandir para todo Estado?, reiterou Martins, destacando que o projeto contribuirá de maneira significativa para a inclusão social e melhoria da educação.

Já o Piauí mostrará para os dois Estados o trabalho desenvolvido em prol da inclusão da pessoa com deficiência, desenvolvido pela Secretaria da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). O chefe do executivo estadual piauiense levará os dois governadores para conhecer o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), onde a ex-secretária Rejane Dias fará uma apresentação aos visitantes sobre os ?Desafios e Avanços na implantação da política de inclusão da pessoa com deficiência no Piauí?.

A experiência piauiense já foi alvo da conquista do Prêmio Nacional de Direitos Humanos e a meta do Estado é descentralizar as ações da capital para o interior do Estado, com a inauguração das clínicas de fisioterapia. Com a vinda dos governadores, haverá também a discussão sobre a concretização de vôos turísticos para os três Estados. O presidente da empresa Noar, Vicente Jorge Espíndola, deseja criar uma malha aérea ligando os principais pontos turísticos do Nordeste. A idéia é discutir estratégias para ampliar o fluxo turístico nos três Estados. (M.M)

Fonte: Mayara Martins