Piauí lança plano de desenvolvimento turístico do Meio-Norte

O objetivo do plano é promover de forma integrada o desenvolvimento sustentável dos municípios da região do Meio-Norte

O Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística Meio-Norte (PDSRT) será lançado nesta terça-feira (23), em Parnaíba, durante a solenidade de inauguração da ampliação da pista de pouso do aeroporto da cidade e do Seminário Potencial e Perspectivas de Investimentos em Aquicultura do Piauí, com a presença do ministro Especial de Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin.

A apresentação da versão final do Plano será feita pelo superintendente de Representação do Piauí em Brasília, Roberto John, que, juntamente com os representantes de ministérios e dos governos do Maranhão e Ceará, participou de todo o processo de elaboração do Plano. "Acompanhamos todo o processo de formatação do Plano, realizando as audiências públicas e, agora, apresentaremos a versão final que norteará o turismo na região", afirma.

O objetivo do plano é promover de forma integrada o desenvolvimento sustentável dos municípios da região do Meio-Norte, valorizando o patrimônio natural e sociocultural e viabilizando atividades econômicas inclusivas, dinâmicas e inovadoras para a elevação da qualidade de vida da população.

O PDSRT foi elaborado por um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), composto por 26 Ministérios e órgãos federais; secretarias de estado do Ceará, Maranhão e Piauí; e pela Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), sob a coordenação dos Ministérios da Integração Nacional e do Turismo. É o resultado de inúmeros debates e consultas públicas realizadas nas sete regiões estaduais de planejamento: três no Nordeste do Maranhão, duas no Norte do Piauí e duas no Noroeste do Ceará. As regiões abrangem 77 municípios, sendo 22 do Ceará, 22 do Maranhão (com inserção de mais 13 cidades) e 33 do Piauí.

O Plano abrange três importantes atrações turísticas de nosso país: os Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e parte da Costa do Sol Poente (CE) reconhecidas por suas belezas naturais e que constituem a Rota das Emoções, um roteiro que integra os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Ao todo, são 1,8 milhões de habitantes contemplados, dos quais 506 mil são maranhenses.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br