"Não podemos diminuir nossas vagas na bancada", afirma deputada

"Não podemos diminuir nossas vagas na bancada", afirma deputada

No Piauí são 10 vagas de deputados federais, mas caso a petição não seja aceita o Piauí perderá 02 vagas para o Amazonas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou a audiência pública para debater a eventual redistribuição do número de vagas de deputados federais no Piauí. Um dos critérios de decisão para diminuição de vagas é a população do município. Parlamentares entraram com petição de anulação da diminuição no número de vagas. No Piauí são 10 vagas de deputados federais, mas caso a petição não seja aceita o Piauí perderá 02 vagas para outros Estados como o Amazonas.

A deputada estadual Margarete Coelho, defende a tese de que critério populacional não pode ser fator determinante com censos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que são feitos de 10 em 10 anos, ?Não podemos diminuir nossas vagas na bancada federal em 2012 baseados em um censo de 2010 para as eleições de 2014?, afirmou Margarete Coelho.

Coelho quer chamar a atenção da população para o assunto, ?Estou tentando despertar o interesse da população piauiense, porque é um assunto muito grave e merece muita atenção?, declarou a deputada. Serão 10 Estados do Norte e Nordeste que estão suscetíveis a perder vagas de deputados federais.

Fonte: Waldelúcio Barbosa