Piauí tem a melhor gestão do Bolsa Família de todo Brasil

O destaque mostra que a assistência social do Estado vem executadno com êxito todas as ações para a superação da po- breza extrema

A ministra de Desenvolvimento Social (MDS), Teresa Campelo, parabenizou o Piauí por ter conseguido alcançar a melhor gestão do programa de assistência social Bolsa Família no Brasil.

Segundo Teresa Campelo, o destaque mostra que a assistência social do Estado vem executadno com êxito todas as ações para a superação da po- breza extrema.

Três representantes do Governo Federal, dois do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e um do Ministério da Educação (MEC), estão em Teresina para participarem de reunião da Comissão de Intersetorialidade do Piauí que faz a gestão compartilhada do programa Bolsa Família no Estado.

A gestão do programa social no Piauí é de responsabilidade da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e é mensurada a partir de condicionalidades, como por exemplo, a freqüência escolar dos filhos das famílias beneficiadas, a atualização do cartão de vacinas das crianças que também são beneficiadas, assim como o poder de articulação com os municípios.

Todos estes pontos colocados pelo MDS estão sendo discutidos durante a reunião, que iniciou ontem na Casa do Conselho e vai até esta terça-feira (14) no auditório da Sasc em Teresina.

No Piauí, pesquisas mostram que a evasão escolar de crianças cuja a família é beneficiária do Bolsa Família é significativamente menor em relação as que não fazem parte do programa social no Estado.

Para melhorar ainda mais este índices os técnicos do MDS e do Ministério da Educação (MEC) estão apresentando novos instrumentos e mecanismos de garantia de acesso aos serviços públicos por quem realmente precisa do benefício na capital e no interior do Estado.

Outra condicionalidade observada para avaliação da gestão do Bolsa Família é a articulação e envolvimento dos municípios com o compromisso de ampliar o acesso das famílias de baixa renda a seus direitos básicos, uma das prerogativas do programa Bolsa Família.

?Capacitamos técnicos de todos os municípios e isso é um dos fatores primordiais para o bom andamento do programa?, descreve o secretário de Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes.

Fonte: Efrém Ribeiro, Jornal Meio Norte / meionorte.com