Piauí tem orgulho de sua história, destaca governador

Dias declarou que o Piauí tem razões de sobra para ter orgulho de sua história e da Batalha do Jenipapo

?O Piauí tem razões de sobra para ter orgulho de sua história e a Batalha do Jenipapo representa toda essa memória viva do que podemos usufruir hoje. Contando essa história estaremos fazendo com que o Brasil, cada vez mais, conheça a importância que o Piauí teve para a Independência do Brasil?. Assim, o governador do Estado, Wellington Dias, resumiu a importância do próximo dia 13 de Março para todo o país, sobretudo para o Piauí, no programa Conversando com o Governador. É nessa data que todos os anos acontecem as comemorações da Batalha do Jenipapo, uma das mais sangrentas e decisivas guerras para a Independência do país, no município de Campo Maior.

No próximo sábado (13), o Governo do Piauí, através do governador, entrega a medalha da ordem estadual do Mérito do Renascença a diversas personalidades, durante as comemorações ao 187º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil. Na programação do evento uma série de atividades, também constam missa e culto em ação de graças e solenidade cívico-militar, com a entrega da medalha Heróis do Jenipapo e apresentação da peça Batalha do Jenipapo.

Para o governador, uma festa especial em 2010. ?Sempre me orgulho muito, desde 2003, quando presencio e coordeno as comemorações dessa data tão importante. Este ano será o último como governador desse Estado. Mas sempre coloquei essa como uma das grandes prioridades do meu governo e estarei muito feliz participando mais uma vez dessa festa tão bonita e importante?.

Durante a entrevista, o governador do Estado resumiu a história da Batalha e da importância que a mesma teve para a Independência do Brasil. ?Foram trabalhadores, vaqueiros, homens comuns que, com sua astúcia, conseguiram derrotar um dos militares mais temidos e importantes de Portugal. O Major Fidié foi derrotado aqui e só por isso temos um território tão grande como o Brasil?, comentou. ?Foi com a astúcia do homem daqui, desarmando e jogando suas armas no rio, soltando seus cavalos que com foices e machados conseguimos vitória diante de um comandante com canhões e muitas outras armas de guerra. Então, só posso me orgulhar e incentivar que essa história seja contada sempre?, completou.

Para o governador, esse é um dos momentos mais importantes para o Estado e o Piauí tem que homenagear sempre seus homens e mulheres que tanto se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento do Estado, para a história do Piauí. ?Com isso nós iremos cada vez mais fazer com que o Brasil conheça a nossa história?, finaliza.

Imprimir esta página

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br