PMDB pode lançar candidatura própria no PI

Tudo dependerá dos rumos que o partido tomará em âmbito nacional com a viabilização da candidatura própria do governador do Paraná, Roberto Requião.

Depois de representantes do Partido dos Trabalhadores (PT) afirmar que o partido poderá apresentar um candidato próprio para as eleições deste ano, foi a vez do PMDB cogitar essa possibilidade. Tudo dependerá dos rumos que o partido tomará em âmbito nacional com a viabilização da candidatura própria do governador do Paraná, Roberto Requião.

Requião está estudando a consolidação do seu nome nas eleições deste ano como presidente da República. Caso isso venha acontecer, a idéia é que o deputado federal Marcelo Castro também lance candidatura própria no Piauí, mesmo que, atualmente, o deputado Marcelo Castro seja um dos quatro pré-candidatos que fazem parte da base aliada. O parlamentar piauiense deverá aprofundar o assunto com o PMDB com a vinda de Requião ao Piauí, nesta quarta-feira, onde cumpre agenda em todo país.

Tradicionalmente dividido, o PMDB estuda duas frentes de atuação para a convenção nacional, em junho. Enquanto o PMDB governista luta para que o partido apóie a candidatura da pré-candidata Dilma Roussef (PT) e assuma a vice, o senador Jarbas Vasconcelos (PE) defende o apoio a candidatura de José Serra (PSDB/SP).

Em junho, caso Roberto Requião vença as convenções, o PMDB lançará candidatura própria também no Piauí. Marcelo Castro já afirmou que várias mudanças poderão acontecer nas articulações políticas no Piauí. ?Poderemos ter candidatura própria também no Piauí, mas para isso, teremos que nos reunir para discutir qual será a melhor estratégia para o partido no Estado?, adianta, argumentando que a decisão deve ser tomada para que não haja incoerência e o partido tenha que subir em dois palanques.

Dentre os adeptos da candidatura própria do PMDB estão os deputados Mauro Tapety, João Madison e Ana Paula. ?Todo partido que lança candidatura própria realiza uma filosofia de valorização partidária. O deputado Marcelo Castro é um dos principais políticos do estado, por suas realizações, e o PMDB é o partido com maior penetração em todas as regiões do Piauí?, ressaltou Mauro Tapety, acrescentando que acredita que a candidatura própria seja /o melhor caminho para o PMDB no Piauí. (M.M)

Fonte: Mayara Martins