PMT e Banco Mundial fecham contrato da 2º etapa do Lagoas do Norte

A assinatura do contrato é um passo importante para os teresinenses

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, assinou o contrato de financiamento para a segunda etapa do Programa Lagoas do Norte junto ao Banco Mundial.  O recurso de US$ 88 milhões (mais de R$ 350 milhões no câmbio atual) irá beneficiar cerca de 100 mil pessoas de 13 bairros da capital piauiense. A assinatura do contrato ocorreu na sede do Banco Mundial em Brasília. A assinatura do contrato é um passo importante para os teresinenses.

A segunda etapa do Programa Lagoas do Norte compreende a ampliação de infraestrutura contra inundações e o acesso a água e saneamento básico. Serão criadas ainda mais áreas verdes e de lazer na região. Também estão inclusos a revitalização do Parque Encontro dos Rios e o desenvolvimento de um plano municipal de prevenção da violência, com atenção especial à violência de gênero. A principal ação a ser realizada é o reforço dos mecanismos de controle de enchentes.

O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, lembra que a segunda fase é o maior investimento já feito em Teresina, beneficiando uma área três vezes maior do que na primeira fase. “Suas obras e ações vão proporcionar ainda mais benefícios diretos à população, com efeitos positivos sobre a qualidade de vida, a autoestima e o desenvolvimento econômico e social sentidos por toda a cidade”, afirmou.

O processo do financiamento foi aprovado ainda em fevereiro pelo Banco Mundial e em seguida tramitou nos ministérios do Planejamento e da Fazenda e no Palácio do Planalto. Há 15 dias a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e o plenário daquela Casa aprovaram o pedido. Ontem o governo federal publicou no Diário Oficial da União a autorização para concessão de garantia da União para Teresina. “Como se trata de um financiamento internacional, foi preciso todo esse trâmite. Agora assinamos o contrato e daremos início aos procedimentos para execução da segunda etapa”, explica o coordenador do Programa Lagoas do Norte, Erick Amorim.

 

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina