Prefeitura de Teresina e Funasa firmam convênio de R$ 3,5 mi

Henrique Pires veio a Teresina para participar da solenidade de assinatura do documento.

Foi firmado ontem um convênio entre a Prefeitura Municipal de Teresina e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que viabiliza R$ 3,5 milhões para a instalação de um sistema de abastecimento de água na zona rural de Teresina.

O diretor de Saúde Ambiental da Funasa, Henrique Pires, veio a Teresina para participar da solenidade de assinatura do documento. De acordo com o prefeito Elmano Férrer, essa iniciativa assegura o desenvolvimento da zona rural de Teresina.

“Observamos que, a cada ano, aumenta o número de pessoas, de famílias, cresce o número populacional da zona rural de Teresina. Temos a maior zona rural entre os municípios brasileiros. Isso é relevante e merece uma atenção especial da Prefeitura, no sentido de revitalizar essa força produtiva da capital”, argumenta o prefeito.

“É a primeira vez que conseguimos transferir recursos através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e isso sem dúvida é uma grande conquista para a cidade. Atualmente a Funasa já atua na Taboca do Pau Ferrado. É importante ressaltar no que diz respeito o desenvolvimento desses projetos, o apoio do senador João Vicente e do Ministro Alexandre Padilha”, afirmou Henrique Pires.

Ainda segundo o diretor, foi contratada uma biomédica, para que seja feito um levantamento dos indicadores de saúde nas comunidades beneficiadas com o convênio, pois segundo ele, não basta apenas realizar as obras, é necessário que seja feito um acompanhamento das demandas da população.

O Superintendente de Desenvolvimento Rural de Teresina, Sérgio Vilela, acredita que o convênio firmado com a Funasa, é um grande passo para o crescimento da região.

“Precisamos fazer com que as pessoas tenham um novo olhar sobre a zona rural de Teresina, não só no ponto de vista geográfico, mas no social e político também. Precisamos dar a importância devida destas comunidades, e esse é o grande propósito do prefeito Elmano para este ano”, disse.

De acordo com o projeto, elaborado pelo Grupo Planejamento Estratégico e a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), da Prefeitura de Teresina, serão contempladas pelo sistema as comunidades das localidades Soinho, Boa Hora, Santa Luz de Baixo, Santa Luz de Cima, Taboquinha, Baixão do Tamboril, Cacimba Velha e Lagoinha. As obras devem começar por volta do mês de março, época que será concluído o processo de licitação.

Fonte: Gisele Alves