PMT sorteia localização de ruas do concurso Se Essa Rua Fosse Minha

A solenidade de denominação de novas ruas será dia 19 de agosto

A Prefeitura de Teresina realizou na noite desta segunda-feira, (27), o sorteio para definir a localização das vias públicas a serem homenageadas com os nomes selecionados por meio da edição 2015 do concurso cultural Se Essa Rua Fosse Minha. O sorteio, realizado no Teatro do Boi, foi organizado por zonas da cidade, respeitando a sugestão de cidadãos, e teve a participação de familiares dos homenageados.


Image title

“A dor de perder um filho é imensa. É uma saudade que nunca vai embora. Mas o dia hoje é de alegria. É dia de lembrar a médica que a minha filha foi, simples, humana, amiga e dedicada. Saber que agora ela entrará para a história de Teresina, dando nome a uma rua, é uma emoção que nem sei descrever. Agora ela será eternizada na nossa cidade assim como é em nossos corações”, contou dona Maria da Paz Carvalho Lopes, mãe da médica Kátia Fernanda, falecida em acidente no ano de 2011 e contemplada com a homenagem por meio do concurso cultural Se Essa Rua Fosse Minha.

O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, lembrou que o concurso foi criado em 2013, para ouvir a população de Teresina a respeito da denominação de novas vias públicas. “Teresina é uma cidade em expansão, com mais ruas surgindo em novos residenciais. Na zona Sul, por exemplo, na região conhecida como Portal da Alegria, são mais de nove mil unidades residenciais. Quando estiver plenamente ocupada, serão quase 40 mil pessoas residindo naquela comunidade. Essa população é bem maior que a população da maior parte das cidades piauienses e de grande parte dos municípios brasileiros. O concurso cultural Se Essa Rua Fosse Minha nomeia novas vias públicas a partir da indicação popular, permitindo que a cidade eternize nomes de cidadãos que ajudaram a construí-la. O acesso democrático a essa homenagem é muito importante para que Teresina seja cada vez mais uma cidade viva e pujante, que respeita suas raízes e aqueles que fazem sua história”, destacou.

Ao sortear o nome de cada homenageado, a Prefeitura de Teresina entregou ao representante da família um mapa com a localização da rua que receberá a denominação. Os nomes das novas vias, com suas respectivas localizações, seguirão agora para a Câmara Municipal, em forma de projeto de lei.

A solenidade de denominação de novas ruas será dia 19 de agosto, durante as comemorações pelo aniversário de Teresina. O concurso cultural Se Essa Rua Fosse Minha é uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN).


 


Fonte: Com informações do PMT