Poder público precisa estimular o futebol do PI, diz Antônio Aguiar

Poder público precisa estimular o futebol do PI, diz Antônio Aguiar

Uma das alternativas, que está sendo estudada em conjunto com os clubes e a Federação de Futebol do Piauí,

O vereador Antônio Aguiar (PROS) anunciou terça-feira que pretende apresentar um projeto de lei destinado a estimular a ida de torcedores aos estádios, com vistas a fomentar o desenvolvimento do futebol profissional em Teresina.

Uma das alternativas, que está sendo estudada em conjunto com os clubes e a Federação de Futebol do Piauí, é permitir que os torcedores tenham descontos na compra de ingressos para as partidas, mediante a apresentação de cupons fiscais.

A proposta foi apresentada durante sessão solene em homenagem aos relevantes serviços prestados pela FFP para o esporte local. A deferência foi sugerida por Antônio Aguiar, e contou com o aval de todos os 29 vereadores.

Aguiar lembra que o futebol piauiense já teve seu momento de ouro e, agora, para retomar os tempos de glória, precisa seguir o exemplo de outros Estados do Nordeste, como o Maranhão e a Paraíba, onde clubes como o Sampaio Corrêa e o Botafogo-PB, respectivamente, apresentaram importantes evoluções nos últimos anos. O clube maranhense, por exemplo, subiu para as séries C e B em dois anos consecutivos, superando clubes de peso, como o Macaé, do Rio de Janeiro.

?O futebol é uma das principais manifestações culturais e esportivas do Brasil, tanto que a bola é um dos primeiros presentes que uma criança do nosso País costuma ganhar. Daí a importância de o poder público incentivar o quanto for possível essa modalidade esportiva?, opina Aguiar.

Para o parlamentar, o êxito do futebol piauiense está intrinsecamente associado à plena harmonia entre a Federação de Futebol do Piauí, os clubes locais e as torcidas. ?Desde os jogadores até os gandulas, passando pelos técnicos e pelos torcedores, todos têm papel essencial no crescimento do esporte local. Por mais abnegados que sejam os dirigentes dos clubes, é preciso o empenho de todos para que esse objetivo seja alcançado?, avalia o vereador.

Em nome do ?mago de aço? Carlos Said, o vereador Antônio Aguiar também aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho dos jornalistas e cronistas esportivos do Piauí, que dão uma contribuição imprescindível para a divulgação do futebol piauiense.

A sessão solene foi prestigiada pelo deputado federal Marcelo Castro (PMDB); por Romildo Mafra, titular da Secretarial Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid); Galba Coelho, titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel); por Cesarino de Oliveira Sousa, presidente da Federação de Futebol do Piauí; Chico Costa, presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Piauí; pelo jornalista Carlos Said, um dos mais renomados profissionais da comunicação esportiva no Estado; além de dirigentes de diversos clubes locais.

Fonte: Arimatea Carvalho