Prazo para tirar título de eleitor acaba hoje

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos

O prazo para quem ainda não solicitou, transferiu ou regularizou o título de eleitor termina nesta quarta-feira, 5 de maio, em todo o País. A data também é o limite para quem precisa fazer a revisão dos dados eleitorais.

Em São Paulo, os cartórios funcionam das 9h às 18h e o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) distribuirá senhas para que todos os cidadãos que estiverem na fila possam ser atendidos. O horário de funcionamento varia conforme o Estado.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70. Os jovens que completarem 16 anos até 3 de outubro podem votar neste ano, contanto que solicitem seu título até esta quarta-feira.

Portadores de necessidades especiais também têm até esta data para solicitar a transferência para seção eleitoral especial.

Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral não pode participar de concursos públicos, tirar CPF, efetuar matrículas em colégios ou faculdades, tirar ou renovar passaportes ou até mesmo ser contratado como funcionário de uma empresa.

Neste ano, os brasileiros irão às urnas para escolher o novo presidente da República, além de governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais.

Documentos

Os cidadãos que forem tirar o título de eleitor pela primeira vez devem levar ao cartório eleitoral o documento de identidade, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos. Em casos de transferência, a pessoa deve levar o título de eleitor, os comprovantes de votação ou justificação de eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.

Fonte: Terra