Prefeito monitora ações do Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti

O prefeito tem acompanhado sistematicamente as ações.

O prefeito Firmino Filho tem acompanhado sistematicamente todas as ações realizadas pelos órgãos municipais em relação ao combate ao mosquito Aedes aegypti. No início da noite de ontem (22) o chefe do executivo municipal se reuniu com técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) e com os superintendentes de Desenvolvimento Urbano para o primeiro monitoramento da execução do Plano Emergencial e Intersetorial de combate ao mosquito Aedes aegypti e as ocorrências relacionadas ao vetor.

No que diz respeito à mobilização e controle ao Aedes aegypti foram realizadas pela FMS reuniões com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde, representantes de escolas municipais e dos Centros de Referência de Assistência Social para sensibilizar e estimular o desenvolvimento de ações de combate ao mosquito. Os membros do Comitê de Mobilização Comunitária contra a Dengue também se reuniram de forma emergencial, de onde saíram diversos planos de ação para serem executados nas comunidades.

Reunião do prefeito Firmino Filho (Crédito: Reprodução)
Reunião do prefeito Firmino Filho (Crédito: Reprodução)


Nessa primeira semana de execução do Plano de Ação também foi feito um trabalho de qualificação, direcionamento e monitoramento das visitas dos Agentes Comunitários de Saúde no controle do vetor por meio do e-SUS, além da intensificação das visitas domiciliares pelos Agentes de Combate de Endemias para a eliminação de criadouros.

“Para combatermos o mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya é necessário que cada um faça a sua parte. Fizemos um diagnóstico e um histórico das ações de combate à dengue em Teresina e o que temos visto é que apesar do poder público estar fazendo a sua parte, a população também precisa ter mais compromisso nesse enfrentamento. Estamos fazendo uma avaliação das primeiras ações executadas através do Plano, que prevê o fortalecimento de atos voltados para o combate, com a intensificação da educação em saúde, limpeza, capacitação de profissionais e mobilização da população como um todo para essa luta”, disse o prefeito.

Firmino Filho acrescentou ainda que as ações serão contínuas e o principal objetivo do Plano de Enfrentamento é deixar a cidade livre do Aedes aegypti e, consequentemente, das ocorrências graves que esse vetor pode causar. “Precisamos focar no problema e realizar ações inovadoras que nos tragam resultados positivos. Já é feito um trabalho bastante sério na nossa cidade, mas a realidade da dengue no nosso país deu uma agravada e não podemos ficar de braços cruzados. Temos que agir e contar com a coletividade”, enfatizou.

Fonte: ASCOM