Prefeitura de Teresina firma convênio com TCE

Com o acordo, a Prefeitura de Teresina será a primeira cidade do Piauí a prestar contas ao TCE em tempo real.

Para proporcionar mais transparência e agilizar o processo de prestação de contas de Teresina, será realizado um convênio da Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater) e Secretaria Municipal de Finanças (SEMF), com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A assinatura do convênio será amanhã (12), às 10h, pelo prefeito Silvio Mendes, no plenário do TCE. Com o acordo, a Prefeitura de Teresina será a primeira cidade do Piauí a prestar contas ao TCE em tempo real.

De acordo com o diretor técnico da Prodater, Luís Henrique Mendes, a Prefeitura vai instalar uma rede de fibra ótica, que interligará os prédios do Tribunal de Contas e do Palácio da Cidade e facilitará o acesso diário do TCE às contas da Prefeitura. Ao Tribunal de Contas do Estado caberá, além do acesso aos dados municipais, a capacitação de servidores para utilizar o sistema.

Luís Henrique Mendes, afirma que o acesso ao banco de dados da prefeitura para análise do TCE é uma iniciativa importante para dar mais celeridade à prestação de contas. ?Com o acesso ao sistema da Prefeitura, o TCE pode fazer consulta, ver relatórios, balancetes, além de executar uma análise das contas do município?, frisa o diretor.

A secretária executiva de governo da PMT, Geórgia Nunes, afirma que com a assinatura do acordo, a prestação de contas feita todos os anos vai se tornar mais rápida e vai corroborar com a lisura do processo. ?O convênio aumenta a transparência do processo de prestação de contas e impede qualquer espécie de fraude na fiscalização das despesas da Prefeitura, uma vez que o Tribunal terá acesso diariamente ao sistema de finanças do município?, confirma Geórgia Nunes.

Fonte: PMT