Prefeitura desenvolve projetos para divulgar a Lei Maria da Penha

Ações incluem rodas de conversa, oficinas, palestras em escolas

Tema da redação do Enem este ano, o combate à violência contra a mulher é um assunto que a Prefeitura de Teresina trata como prioridade. Inúmeras ações são desenvolvidas pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPM) para divulgar a Lei Maria da Penha e ajudar mulheres vítimas de violência.

Um dos projetos é o Laboratório Maria da Penha, que capacita estudantes universitários para que possam ter conhecimento da lei, transformando-os em multiplicadores. “É uma forma de contribuir com a formação acadêmica nos cursos de Serviço Social, Direito, Pedagogia e Psicologia”, ressalta a coordenadora  da CMPM, Marcilane Gomes Batista.

Atualmente, o Ações incluem rodas de conversa, oficinas, palestras em escolas. São três turmas com 24 alunos em cada uma delas. Esse trabalho é resultado de uma parceria com o Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid).

O laboratório dura três meses. Nesse período, os estudantes visitam os órgãos que fazem parte da chamada rede de proteção e defesa dos direitos das mulheres, assistem palestras e debatem a lei.

A Coordenadoria também desenvolve o projeto Lei Maria da Penha nas Escolas, disseminando a lei entre alunos e professores. A ação acontece em 50 escolas, envolvendo mais de 20 mil alunos. “É um trabalho feito de forma lúdica. Usamos o cordel para tratar do tema e, para isso, contamos com a parceria do artista popular Tião Simpatia”, explica Marcilane.

Rodas de conversa, oficinas e a campanha do laço branco são outras iniciativas desenvolvidas pela CMPM para divulgar a lei Maria da Penha e ajudar no combate à violência contra a mulher.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina