Prefeitura Municipal de Teresina aplica reajuste na folha dos professores de fevereiro

Com a concretização da medida, o município se adequa aos índices estabelecidos pelo Governo Federal no mês de janeiro; a Assembleia Legislativa do Piauí também já está com a proposta de reajuste

Aprovado na Câmara Municipal de Teresina, o reajuste de 13,01% para os professores da rede municipal de ensino já estará in- cluído na folha de pagamento de fevereiro; informação confirmada pela Prefeitura na tarde de ontem.

Com a concretização da medida, o município se adequa aos índices estabelecidos pelo Governo Federal no mês de janeiro; a Assembleia Legislativa do Piauí também já está com a proposta de reajuste do Executivo Estadual em mãos.

Desse modo, tomando como base a tabela estabelecida pela PMT, já no final de semana os valores poderão ser conferidos no contracheque dos profissionais, enquanto no próximo dia 6 de março deverá ser paga uma folha suplementar com o valor do reajuste referente ao mês de janeiro.

"O percentual aprovado foi justamente para adequar o salário dos professores à média nacional, mas vamos continuar olhando por todas as categorias", revelou o vereador Edvaldo Marques (PSB).

O aumento é superior a inflação, que gira em torno de 7% atualmente, observando o período de 2012 a 2015, o percentual de elevação registrado pelos profissionais do magistério chega a 32,17% ante 19,26% do acumulado no histórico inflacionário.

O reajuste ainda se mostra superior à elevação concretizada no salário mínimo nos últimos dois anos, 26,69%. O aumento na remuneração dos professores impõe-se nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação, sendo incorporado ao piso desses profissionais. A determinação deve ser seguida por todos os Estados e Municípios da Federação.

Fonte: Francy Teixeira