‘Nossa preocupação é pacificar’, diz presidente do TJ-PI

Teve início na manhã de ontem a Semana Nacional da Conciliação 2011

Teve início na manhã de ontem a Semana Nacional da Conciliação 2011, intitulada ?Conciliar é a forma mais rápida de resolver conflitos?. No âmbito estadual, de acordo com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Edvaldo Moura, o importante é resolver o maior número de processos possíveis para que haja uma celeridade e consolidar um novo pensamento no Judiciário.

?Nossa preocupação é pacificar. Em alguns países já há investimentos há décadas nessa prática, na consolidação dessa nova mentalidade, de um Judiciário preocupado em dar solução mais rápida de forma definitiva e pacífica, para que não haja recurso?, declarou o desembargador.

No Judiciário do Piauí, participam do evento todos os Juizados Especiais, Varas de Família e a Justiça itinerante e mobiliza juízes, servidores e desembargadores em todo o Estado. Para o desembargador José James Gomes Pereira, designado pelo TJ-PI para coordenar todos os Juizados Especiais durante a semana, conciliar é uma forma eficaz de diminuir o grande volume de processos que aguardam julgamento. ?Conciliar é a melhor forma de pacificação do conflito e, além disso, reduz a demanda nos Juizados?, pontuou.

No ano passado, foram efetivados 2.662 acordos, o que correspondeu a cerca de 56% das audiências agendadas. Os acordos homologados somaram quase R$ 9 milhões. Para este ano a meta do Tribunal é melhorar os índices obtidos em anos anteriores.

Fonte: Raphael Reis