Preparação para Ronda Cidadão começa hoje

O programa Ronda Cidadão, que começará a operar em Teresina a partir de junho, iniciará hoje as etapas de treinamento dos policiais.

O programa Ronda Cidadão, que começará a operar em Teresina a partir de junho, iniciará hoje as etapas de treinamento dos policiais. O curso de Operador de Polícia Comunitária será aberto pelo governador Wilson Martins (PSB) no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap). Serão preparados 200 policiais no período de 10 a 21 de deste mês .

A experiência do Piauí é semelhante ao projeto de segurança aplicado no Ceará, o Ronda Quarteirão, e está orçada em R$ 35 milhões. Para alcançar o objetivo de garantir mais segurança à população piauiense e uma aproximação maior da PM com os moradores, haverá policiais em viaturas cobrindo áreas de até quatro quilômetros.

Com 150 viaturas, o Ronda Cidadão será implantando primeiro na capital, a partir do bairro mais populoso de Teresina, o Dirceu Arcoverde e, em seguida, será expandido para o interior do Estado. As viaturas terão um telefone celular à disposição da população para atenderem imediatamente as ocorrências.

Lançado no final de abril pelo governador, o programa é financiado com recursos do empréstimo de R$ 100 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aprovado pela Assembléia Legislativa. (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte